Catedral São José - Erexim/RS
» Pesquisar no site
Notícias
A Voz da Diocese

Postada em: 19/05/2017

A Piedade Mariana na vida do povo

Estimados Diocesanos! Este Ano Nacional Mariano está revelando com mais intensidade a piedade mariana do nosso povo. De forma simples, diante do olhar de ternura de Maria, ele expressa sua confiança de filho e filha e busca sua intercessão diante das aflições e angústias que a vida nos apresenta, às vezes, de forma brutal e desumana. É no aconchego do amor materno de Maria que conseguimos encontrar forças e consolo para continuar o nosso caminho, a nossa peregrinação para a pátria celeste, sem nos deixarmos envolver por propostas sedutoras que não expressam o amor misericordioso do Pai, nem a ternura de Maria que nos acolhe e nos apresenta o seu filho Jesus, caminho verdade e vida que nos conduz ao Pai.

 O mês de maio nos oferece a oportunidade de celebrarmos o Centenário das aparições da Virgem Maria em Fátima, mas também a riqueza da piedade e da espiritualidade mariana na vida pessoal, nas famílias e nas comunidades. Para a mãe, os filhos e filhas sempre encontram um espaço no coração, para estar ao seu lado e expressar gratidão e amor. A Mãe sabe estar ao lado dos filhos e filhas, também nos momentos mais difíceis. Não os abandona nem na agonia da cruz.

Maria soube reconhecer a misericórdia de Deus em sua vida, no cântico do Magnificat. É a alma de Maria que diz louvar o Senhor. É o seu espírito que exulta, porque reconhece que Deus agiu na sua vida pessoal. Ela reconhece a ação de Deus na própria vida porque reconhece a ação misericordiosa dele na história do seu povo. A Mãe do Senhor exprime de modo claro algo que nós muitas vezes esquecemos: é o Senhor que age em nós, muito antes de nós nos dirigirmos a Ele. A nossa atitude é sempre uma resposta à sua graça.

Na vida de Maria, admiramos aquela pequenez amada por Deus, que pôs os olhos na humildade da sua serva e exaltou os humildes, nos recorda o Papa Francisco em um dos seus discursos. Mas uma pequenez que soube dizer sim ao convite do Senhor, para cooperar com sua vida no projeto de amor do Pai, tornando-se, pela graça e ação do Espírito Santo, a Mãe do nosso Redentor. Quando deixamos Deus agir em nós, como fez Maria, a humilde Serva do Senhor, a nossa vida pode ganhar um novo sentido, e nós teremos motivos ainda maiores para louvar e agradecer o Senhor porque ele faz maravilhas.

Tende todos um bom domingo.

+ Dom José Gislon - Bispo Diocesano de Erexim

Informativos
» Boletim Caritas (9/2007)
» Boletim Diocesano (1/2012)
» Boletim Pastoral da Juventude (11/2011)
» Cel. Dominical da Palavra (1/2012)
» Folheto Litúrgico (2/2012)
Campanhas e Eventos
» Campanha da Fraternidade 2007
» Campanha da Fraternidade 2008
» Campanha da Fraternidade 2009
» Campanha da Fraternidade 2010 - Ecumênica
» Campanha da Fraternidade 2011
» Campanha da Fraternidade2013
» Evangelização
» Missões
» Outras
Textos de Reflexão
» MENSAGEM PARA O 50º DIA MUNDIAL DA PAZ
» Miseriórdia e Mísera - Papa Francisco
» Exortação do Papa Francisco sobre o Amor na Família
» Carta apostólica "Mitis Iudex Dominus Iesus"
» Jubileu da Misericórdia - Papa Francisco
» CNBB - Drogas e Momento Atual
Imagens
Últimas imagens postadas na galeria de fotos da Catedral
Admissão dos Coroinhas da Catedral
- Paróquia
- Programação
- Serviços Pastorais
- Notícias
- Imagens
- Reflexão
- Diocese de Erexim
- Links
- Contato
Catedral São José
Erexim - RS - Brasil
Avenida Maurício Cardoso, 62
Cep 99700-000
Fone (54) 3321-2379

2017 - NiX Brasil . Agência Digital - Todos os Direitos Reservados.