Catedral São José - Erexim/RS
» Pesquisar no site
Notícias
A Voz da Diocese

Postada em: 08/11/2019

Esperança, a força na peregrinação ao Pai

O mês de novembro, pela comemoração dos fiéis falecidos e de todos os santos, pelos últimos domingos do ano litúrgico, nos faz olhar para as realidades últimas da vida, para lembrar-nos da sua brevidade e renovarmos a esperança que nos sustenta na peregrinação para a casa do Pai.

Na luta da vida, costuma-se dizer que a esperança é a última que morre. É expressão que revela a resistência dos pobres e sua ilimitada confiança em Deus. Também se diz, na enfermidade grave de alguém, que enquanto há vida, há esperança.

A esperança, com fé e caridade, é uma das três virtudes teologais. Fé como adesão a Deus, aceitação de seu mistério trinitário, de seu amor de Pai, da encarnação de seu Filho, da presença do Espírito Santo no mundo, continuando a obra de Cristo. Esperança como força que nos faz peregrinar como se víssemos o invisível, na certeza da construção do Reino, de que este mundo pode ficar do jeito que Deus quer e que, na fidelidade e perseverança, teremos vida em plenitude na eternidade. Caridade que nos abre ao amor a Deus acima de tudo e aos irmãos como a nós mesmos; que faz colocar ternura e misericórdia nas relações humanas, superando a injustiça, a opressão, a dominação, a exploração.

De que, de modo especial, termos esperança?

De que as atividades pastorais da Igreja fortaleçam a vida fraterna das comunidades, seu empenho missionário, sua presença transformadora no mundo; de que a economia deixe de ser só de mercado para ser de solidariedade; que a economia não globalize apenas os lucros, mas também supere a miséria que os mesmos acarretam aos pobres; de que o povo organizado proponha políticas públicas que atendam as necessidades dos mais necessitados; de que ninguém perca o ânimo, o otimismo, a força de lutar, porque, de esperança em esperança, lema do falecido Cardeal Dom Paulo Arns, tudo se alcança.

No Antigo Testamento, os profetas realimentavam a esperança do povo. O grande argumento era a fidelidade do Deus vivo e verdadeiro, que, apesar das falhas do povo, sempre havia sido fiel.

Cristo é a realização das promessas de Deus; traz a libertação e anuncia a Boa-Nova do Reino. Viver com Cristo e como Ele, colocando a vida a serviço de todos, é ter vida nova e caminhar para a vida em plenitude.

Os participantes do Sínodo dos Bispos para a América, em novembro e dezembro de 1997, em Roma, na sua mensagem final, depois de mencionarem as dores e sofrimentos do mundo de hoje, se perguntavam: "vamos perder o ânimo e a coragem? - Na força do Espírito Santo, lhes dizemos: Jesus Cristo venceu o mundo! Ele nos enviou o seu Espírito Santo para renovar todas as coisas ou, como diz a Sagrada Escritura, para renovar a face da terra. Eis a nossa humilde mensagem: Jesus Cristo é Senhor! Sua ressurreição nos enche de esperança; sua presença no nosso dia-a-dia nos encoraja. Como o Santo Padre nos recorda com frequência, também dizemos a vocês: Não tenham medo! O Senhor caminha conosco."

Com os olhos fixos no "autor e consumador de nossa fé, Jesus" (Hb 12,2), entregamo-nos de corpo e alma na construção do Reino, na firme esperança de que assim seremos acolhidos pelo Senhor do Reino depois de nossa peregrinação terrestre.

Nesta esperança, desejo a todos domingo feliz e semana frutuosa.

Pe. Antonio Valentini Neto – Administrador Diocesano.

Informativos
» Boletim Caritas (9/2007)
» Boletim Diocesano (1/2012)
» Boletim Pastoral da Juventude (11/2011)
» Cel. Dominical da Palavra (1/2012)
» Folheto Litúrgico (2/2012)
Campanhas e Eventos
» Campanha da Fraternidade 2007
» Campanha da Fraternidade 2008
» Campanha da Fraternidade 2009
» Campanha da Fraternidade 2010 - Ecumênica
» Campanha da Fraternidade 2011
» Campanha da Fraternidade2013
» Evangelização
» Missões
» Outras
Textos de Reflexão
» MENSAGEM PARA O 50º DIA MUNDIAL DA PAZ
» Miseriórdia e Mísera - Papa Francisco
» Exortação do Papa Francisco sobre o Amor na Família
» Carta apostólica "Mitis Iudex Dominus Iesus"
» Jubileu da Misericórdia - Papa Francisco
» CNBB - Drogas e Momento Atual
Imagens
Últimas imagens postadas na galeria de fotos da Catedral
Admissão dos Coroinhas da Catedral
- Paróquia
- Programação
- Serviços Pastorais
- Notícias
- Imagens
- Reflexão
- Diocese de Erexim
- Links
- Contato
Catedral São José
Erexim - RS - Brasil
Avenida Maurício Cardoso, 62
Cep 99700-000
Fone (54) 3321-2379

2019 - NiX Brasil . Agência Digital - Todos os Direitos Reservados.