Na comunidade São José, a inscrição é feita no mês de novembro e na segunda quinzena de fevereiro. O início é março. Nas outras comunidades, conforme calendário próprio. Critérios para a inscrição de catequizandos/as para a Pré-Eucaristia ou de Iniciantes: A família ser integrante ativa da comunidade; o/a catequizando/a ter sido batizado/a; ter 09 anos completos até 31/7 do ano em que vai iniciar a catequese; certidão de nascimento do/a catequizando/a; contribuição do dízimo da família; contribuição de inscrição estabelecida cada ano.
Os catequizandos têm encontros semanais. Os pais, encontros mensais de grupos de famílias. Há encontros de pais para a reflexão e para oração.
No final de outubro ou em novembro, pais e catequizandos tem celebração especial de renovação das promessas batismais.
Catequese de Primeira Eucaristia
Na comunidade São José, a inscrição é feita no mês de novembro e na segunda quinzena de fevereiro. O início é março. Nas outras comunidades, conforme calendário próprio. Critérios para a inscrição de catequizandos/as para a inscrição na Catequese de Primeira Eucaristia: a família ser integrante ativa da comunidade); o/a catequizando/a ter feito a pré-eucaristia; contribuição do dízimo da família; contribuição de inscrição estabelecida cada ano
Os catequizandos têm encontros semanais. Os pais, encontros mensais de grupos de famílias. Há encontros de pais para a reflexão e para oração.
A primeira eucaristia, em geral, é celebrada no final de outubro e no mês de novembro.
Catequese de Crisma
Na comunidade São José, a inscrição é feita no mês de novembro e na segunda quinzena de fevereiro. O início é março. Nas outras comunidades, conforme calendário próprio. Critérios para a inscrição na catequese de crisma: a família ser integrante ativa da comunidade; o/a catequizando ter feito a primeira eucaristia; contribuição do dízimo da família; contribuição de inscrição estabelecida cada ano.
Os catequizandos têm encontros semanais. Os pais, encontros mensais de grupos de famílias. Há encontros de pais para a reflexão e para oração.
A celebração da confirmação se dá, em geral, no mês de novembro.
Requisitos para alguém ser padrinho ou madrinha de crisma (são os mesmos para o batismo):
ter 16 anos completos até o dia da crisma;
ser católico/a;
ter sido batizado/a, crismado/a e feito a primeira eucaristia;
viver de acordo com a fé e o encargo que vai assumir - testemunho de vida, pois, do contrário, não poderá ser força e apoio ao afilhado. Portanto, participar ativamente da sua comunidade, freqüentando a liturgia dominical e outras atividades, e viver correta, justa e honestamente os compromissos da cidadania;
estar em dia com a contribuição paroquial (dízimo);
Estar também em condições de receber a comunhão eucarística (há situações que a impedem) no dia da crisma.
Observe-se também: para crismando, um padrinho; para crismanda, uma madrinha.