Catedral São José - Erexim/RS
» Pesquisar no site
Reflexão
Compromisso de esperança
Postada em: 18/08/2011

Compromisso de esperança - Dom Paulo Mendes Peixoto, Bispo de São José do Rio Preto - SP

A história que presenciamos é nossa e somos nós que a construímos. A participação é de todos, uns mais e outros menos. Não importa o grau desta ação. Mas há aqueles que marcam mais e conseguem dar uma contribuição de maior relevância, porque assumem compromissos de mais esperança.

Olhando para a realidade na caminhada de toda a bíblia, são inúmeras as personalidades que deixaram importantes legados que continuam marcando e influenciando os novos tempos. Foram pessoas vocacionadas e que souberam colocar em prática os seus dons e facilidade em realizar atos de construção do bem.

Entre muitos dos vocacionados bíblicos, podemos destacar a figura de Maria, mãe de Jesus Cristo, com sua marca de simplicidade e doação total de vida. Consta ter sido mulher da esperança, de fidelidade aos compromissos assumidos, e mulher de muita fé.

A exemplo de Maria, como mãe da esperança, também hoje encontramos vocacionados convictos de sua missão. São verdadeiros construtores dos novos tempos, deixando transparecer a confiança e a certeza de um mundo melhor, principalmente com a marca da justiça.

Essas figuras estão presentes em todos os setores da sociedade. Agem, às vezes de forma simples, sem muito barulho, mas construindo o bem e provocando a esperança. Não se deixam abater pela força do mal e nem pela violência que os cercam.

Quem se doa na construção do bem e da vida da coletividade, acaba fazendo acontecer a vitória da vida sobre a morte. Não podemos deixar que o mal tenha relevância sobre o bem, fazendo minar a esperança constitutiva das pessoas.

Construir a esperança é proclamar a libertação dos oprimidos, dos sem voz e sem vez. Isto é compromisso de solidariedade, de transformação da realidade de sofrimento, angústia, dores, exploração social etc., em situações de vida.

Falar de compromisso de esperança é olhar o mundo com olhos de quem acredita em dias melhores. É acreditar que é possível a existência de um mundo melhor, mais humano, fraterno e menos violento. Esta é uma descoberta de conquista e de luta constante.

Fonte: CNBB

 

Informativos
» Boletim Caritas (9/2007)
» Boletim Diocesano (1/2012)
» Boletim Pastoral da Juventude (11/2011)
» Cel. Dominical da Palavra (1/2012)
» Folheto Litúrgico (2/2012)
Campanhas e Eventos
» Campanha da Fraternidade 2007
» Campanha da Fraternidade 2008
» Campanha da Fraternidade 2009
» Campanha da Fraternidade 2010 - Ecumênica
» Campanha da Fraternidade 2011
» Campanha da Fraternidade2013
» Evangelização
» Missões
» Outras
Textos de Reflexão
» 48° Jornada Mundial da Paz
» Carta da Assembleia Diocesana da Pastoral da Juventude
» Nota da CNBB - Brasil pós-eleições
» Paróquia - Comunidade de Comunidades
» Cartilha sobre eleições 2014
» PENSANDO O BRASIL: DESAFIOS DIANTE DAS ELEIÇÕES 2014
Imagens
Últimas imagens postadas na galeria de fotos da Catedral
Admissão dos Coroinhas da Catedral
- Paróquia
- Programação
- Serviços Pastorais
- Notícias
- Imagens
- Reflexão
- Diocese de Erexim
- Links
- Contato
Catedral São José
Erexim - RS - Brasil
Avenida Maurício Cardoso, 62
Cep 99700-000
Fone (54) 3321-2379

2014 - NiX Brasil . Agência Digital - Todos os Direitos Reservados.